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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56318

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Título: A medicalização da educação: o crescimento de diagnósticos infantis e as repercussões na escola
Autor(es): REIS, Pedro Henrique dos
Palavras-chave: medicalização; fracasso escolar; despatologização; educação inclusiva
Data do documento: 20-Mar-2024
Citação: REIS, Pedro Henrique dos. A medicalização da educação: o crescimento de diagnósticos infantis e as repercussões na escola. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A medicalização tem afetado a educação escolar pelo aumento no número de diagnósticos. Neste artigo problematizamos sobre os conceitos da medicalização e despatologização no contexto escolar, enfocando as problemáticas do fracasso escolar e abordando aspectos dos desafios do acompanhamento escolar. Discutimos também aspectos de um estudo empírico foi realizado numa escola pública estadual que oferece Atendimento Educacional Especializado (AEE), tendo sido realizadas entrevistas com professoras do AEE e de turmas regulares e uma coordenadora pedagógica. Nossas análises dos dados sugerem reflexões sobre as relações entre os diagnósticos e o papel da escola. O estudo possibilitou refletir sobre os encaminhamentos da escola e a importância de parceria entre professores e pais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56318
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